Eficiência operacional e proteção da informação ao longo da vida dos documentos.
A gestão documental é um conjunto de processos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, classificação, tramitação, avaliação e arquivo de documentos. Esta prática consiste no controlo do ciclo de vida completo dos documentos, desde a criação até eventual distribuição ou arquivo dos mesmos. A gestão documental é fundamental para empresas que lidam com grandes volumes de informação, permitindo-lhes manter a ordem, a eficiência e o cumprimento de regulamentações. Além disso, com a crescente digitalização, a gestão documental muitas vezes envolve a transição para ambientes eletrónicos, com o objetivo de aprimorar ainda mais a acessibilidade e a assessoria.
Normas e características físicas relacionadas à criação de documentos, que podem variar dependendo do tipo de documento, campo de estudo e preferências do destinatário.
UTILIZAÇÃO
Definição de meios de controlo, uso e armazenamento de documentos, alinhados com as necessidades e regulamentações e necessidades da sua empresa.
DESTINO
Decisão de quais documentos serão conservados ou descartados, dependendo da relevância, importância legal, política de organização e os requisitos regulatórios.